18/09/2019

Micro e Minigeração Distribuída de energia fotovoltaica (solar)

Microgeradores e minigeradores solares fotovoltaicos (FV) são sistemas de geração elétrica de pequena e média potência, normalmente instalados para produzir energia suficiente para alimentar uma casa, um edifício ou, até mesmo, um galpão de uma indústria.

A diferença ocorre na potência do sistema, que para microgeradores pode ser igual ou até 75kW e para minigeradores a potência é acima de 75KW e no máximo 5MW.

Se você tem interesse na geração de energia solar e tem dúvidas sobre o processo, preste atenção aos pontos abaixo:

1 – Pesquise empresas especializadas no serviço para que seja feito um levantamento e posteriormente um projeto de acordo com a sua necessidade e conforme as normas da ANEEL e da distribuidora.

2 – Entre com pedido de geração distribuída na distribuidora.

3 – Junto ao profissional habilitado e responsável pelo seu projeto, entregue a documentação necessária para análise da distribuidora.

4 – Com o projeto aprovado, ocorre a implantação da geração distribuída no local que foi programada e pelo responsável contratado.

5 – Após a implementação do sistema, acione a distribuidora para vistoriar a instalação.

6 – Com a instalação correta e nos parâmetros exigidos, a distribuidora faz a troca de medidor de energia para um modelo bidirecional, que mede tanto o consumo quanto a energia injetada na rede (sobra).

7 – Feito todo o processo, a ligação passa a integrar o quadro de microgeração distribuída da distribuidora. Ocorrendo a compensação de crédito da energia excedente que é injetada na rede da distribuidora, na qual o sistema está ligado.

Para entender: a energia que é gerada e excede o consumo de uso interno da sua propriedade é automaticamente injetada na rede da distribuidora. Assim, é feita a compensação de crédito em KW conforme o uso de energia de rede que você tem. Exemplo: a energia que é gerada ao longo do dia e não é utilizada na casa (consumo interno) acaba sendo injetada na rede de energia da distribuidora. À noite, quando não há a geração de energia solar, o consumo interno é proporcionado pela rede da distribuidora. Ao final, é gerado crédito referente ao que foi injetado na rede e assim compensada a utilização da energia consumida à noite.

Lembre-se: com aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ligados na tomada sempre ocorrerá um consumo mínimo interno. Assim como sempre terá a cobrança de taxa básica referente ao serviço de rede da distribuidora.

Ficou com dúvida? Esclareça através dos fones 51 34851319/ 51 34852910, no e-mail tecnico@coopernorte.net ou ainda na aba Fale Conosco no site do Grupo Coopernorte.

Quer saber mais sobre micro e minigeração? Acesse o link e fique por dentro das recomendações e resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANELL: http://www.aneel.gov.br/geracao-distribuida.