18/09/2019

Grupo Coopernorte presente em evento com vice-governador em Viamão

O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou os indicadores do programa RS Seguro na última terça-feira, 17/09, no Cantegril Clube, em Viamão. O evento contou com a presença do prefeito do município, André Pacheco, autoridades, empresários e entidades, como o Grupo Coopernorte, que foi representado pelo presidente, Jairton Vieira, e o vice-presidente, Paulo Rocha.

Entre os indicadores, o destaque ficou por conta de Viamão, que apresentou redução na criminalidade. Conforme dados da Prefeitura de Viamão, o apoio entre os poderes foi fundamental na diminuição da criminalidade. As ações também se estendem às entidades que atuam no município. Conforme o presidente do Grupo Coopernorte, foram cedidos dados de georreferenciamento da área rural de Viamão com a finalidade de facilitar a localização de propriedades rurais. Auxiliando no deslocamento para atendimento de ocorrências.

Entre as ações do município na área da Segurança Pública, o prefeito André Pacheco citou a instalação de câmeras de videomonitoramento no Centro e na Santa Isabel, com projeções para outras localidades; a aquisição de motos para apoio na Patrulha Escolar e implantação da Guarda Municipal. Também ressaltou os investimentos em Iluminação Pública, que chegam a cerca de 1.000 lâmpadas trocadas ao mês. Serviço que é realizado pela Coopernorte Geração e Desenvolvimento desde maio 2019, após processo licitatório do município.

Segundo o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, o RS Seguro foi uma das primeiras ações do Governo do Estado, dando resposta aos anseios da população em relação a segurança nas ruas, mapeando as localidades com índice alto de criminalidade e agindo de forma proativa e preventiva. Também, o vice-governador ressaltou a importância de agir na Segurança Pública, promovendo a segurança da população e resultando em mais investimentos e geração de emprego. Com cerca de seis meses de operação, o programa apresentou queda de 40% nas estatísticas em comparação ao ano anterior.

O RS Seguro atende 18 municípios, entre eles Viamão. O programa reúne ações da Prefeitura, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, EPTV e Instituto Geral de Polícia. Os 18 municípios concentram 45% da população do RS, respondem por 89% dos roubos de veículos, 88% dos assaltos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos