04/09/2019

Grupo Coopenorte pronto para missão ao Vale do Silício

No dia 03 de setembro, terça-feira, membros do sistema Ocergs – Sescoop/ RS, Faculdade de -Tecnologia do Cooperativismo – Escoop/ RS e Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul - Fecoergs reuniram-se com representantes de cooperativas do segmento de infraestrutura, entre eles o presidente e vice-presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira e Paulo Rocha, para realizar o primeiro módulo da Missão ao Vale do Silício, na Califórnia – EUA. O encontro foi realizado na sede da Escoop, em Porto Alegre.

Na ocasião foram debatidos alguns pontos técnicos da viagem, programada para ocorrer entre 21 e 25 de outubro, e também sensibilizar os representantes das cooperativas sobre ecossistemas de inovação, ambientando historicamente sobre cases de empresas, produtos e cooperativas que integram o roteiro. Nas palavras do diretor-geral da Escoop, Mário De Conto, o objetivo “é voltar dessa missão com atitudes práticas para implementar aqui, em nossas cooperativas”. A inovação no ambiente das cooperativas foi abordada como pauta do módulo preparatório, em um painel realizado pelo professor da Escoop Carlos Alberto Oliveira. Os participantes também tiveram conferência com Head de inovação da StarSe, Cristiano Kruel, e conversaram sobre detalhes da viagem com o representante da empresa Mercatur, Tiago Bristot.

Com programação técnica para conhecimento e imersão no Vale do Silício e, ainda, conhecer a rotina e técnicas inovadoras de cooperativas de infraestrutura do ramo de energia no Texas (EUA), a equipe montada para embarcar no dia 19 de outubro conta com a representação do Grupo Coopernorte através do presidente e vice-presidente.

Para o presidente do Grupo, a missão é uma oportunidade única para somar conhecimento, buscar ideias e compartilhar inspirações a serem aplicadas na melhoria constante dos serviços de distribuição de energia. Ainda, animado com a programação organizada pela ESCOOP, o vice-presidente ressalta a importância da agenda voltada para setor de energia, incluindo visitas técnicas na Bandera Electric Cooperative, cooperativa que distribui energia para sete municípios do Texas, tendo mais de 27.000 membros e mais de 35.000 medidores ativos; e na Texas Electric Cooperative, uma coalizão de cooperativas elétricas que atualmente inclui 64 cooperativas de distribuição e 11 de geração e transmissão.

Dívida em três etapas, a Missão ao Vale do Silício foi organizada para servir de estímulo ao processo de inovação na organização das cooperativas gaúchas. Após a realização do módulo preparatório, os integrantes preparam-se para segunda etapa, que é a viagem aos Estados Unidos. A finalização da Missão será realizada com um seminário de reflexão sobre o conhecimento adquirido.