11/10/2018

Cooperação para desenvolver: Grupo Coopernorte ainda mais próximo dos associados

Projeto da nova sede do Grupo Coopernorte, em Águas Claras - Viamão/ RS.

Presente na vida de mais de 7 mil famílias, o Grupo Coopernorte, situado em Viamão, na Região Metropolitana, leva energia para os campos da área rural da cidade e também para parte da zona rural de Santo Antônio da Patrulha.

São mais de 40 anos de experiência em distribuir energia para os trabalhadores rurais, comércio e moradores da região. A energia elétrica, essencial e intrínseca na vida humana, chegou no interior um pouco depois de tomar os grandes centros e, nas localidades onde a Coopernorte atua, a energia levou também o desenvolvimento e a transformação tecnológica.

Adriana Negreiros, produtora de leite, 42 anos, conta que até parte de sua infância a energia era algo muito distante na realidade da família. A produção leiteira, passada de geração, era feita em outras condições, onde a dificuldade era maior justamente por não ter luz na localidade. Hoje, produzindo 300 litros por dia, a associada não imagina voltar ao tempo sem energia elétrica. A melhoria na irrigação e implantação de tecnologia para manter a plantação também é fator ímpar na vida do associado Ivo José Maciel, de 42 anos, que conta ter sido a Coopernorte a solução para melhorar a produção. Após a instalação da rede trifásica na localidade, o aumento da produção de Ivo foi satisfatória. Hoje o produtor de hortifrutigranjeiro vende para os principais mercados da região.

São inúmeras as mudanças que a energia traz para o campo e a vida das pessoas, dentre elas, o desenvolvimento, que no caso da Coopernorte surge como resultado conjunto, fruto da cooperação. Para isso, torna-se necessário acompanhar o crescimento, o que levou a criação do Grupo Coopernorte, que é formado por duas cooperativas: Coopernorte Geração e Desenvolvimento e Coopernorte Distribuição de Energia.

Atualmente, o processo de união destas cooperativas em um espaço amplo, na área rural de Viamão, está em plena construção. A sede do Grupo, com previsão de inauguração para o primeiro trimestre de 2019 é a marca do desenvolvimento cooperativista na região. A área de aproximadamente 2200 m², abriga dois prédios. O principal será ocupado pelas equipes administrativa e técnica e outro para a operacional. O projeto oferece salas mais espaçosas para os colaboradores e conforto aos associados. Outra novidade é o auditório que será destinado também para a comunidade, podendo abrigar aproximadamente 100 pessoas. Segundo a diretoria, o espaço foi pensado para suprir a necessidade da região e do Grupo, disponibilizando uma nova opção para a realização de palestras, cursos, oficinas e demais atividades.

O início das obras no local foi em novembro de 2017, atualmente 60% do processo está concluído, o projeto em material pré-moldado, foi escolhido justamente por proporcionar mais agilidade na finalização do empreendimento. Segundo a arquiteta responsável, Nalu Rechlinski, o planejamento foi pensado para atender as necessidades tanto das equipes quanto dos associados. “Nos preocupamos com a acessibilidade dos portadores de deficiência e dos idosos projetando, além dos sanitários acessíveis, rampas para acesso ao térreo e plataforma vertical para acesso ao 2º pavimento. A nova sede contará também com um amplo pátio onde teremos 102 vagas de estacionamento”, afirma Nalu. Hoje a obra está em fase final, com previsão de inauguração para março de 2019.

Confira as fotos da evolução da construção da sede: